20 de novembro de 2019
Dia do Escrivão (05/11/2019)

Dia do Escrivão (05/11/2019)

05.11.2019

Hoje, é celebrado o Dia do Escrivão de Polícia, profissional responsável por dar cumprimento às formalidades processuais da Polícia Judiciária. É o escrivão de polícia quem lavra os autos, termos, mandados, portarias, ordens de serviço e demais atos de ofício. A principal atribuição desse profissional é dar cumprimento aos despachos da Autoridade Policial.

Atualmente, Pernambuco conta com um corpo profissional de aproximadamente 800 escrivães ativos. Para o presidente da Associação dos Policiais Civis de Pernambuco (ASPOL/PE), o escrivão de polícia Diego de Almeida Soares, o papel do profissional é de suma importância para o completo desempenho da Polícia Judiciária.

Mais sobre a profissão – O cargo de Escrivão de Polícia tem atribuição cartorária, ou seja, ele age excepcionalmente em operações policiais e compõe equipes que agem em parceria com Investigadores e Delegados. Em geral, além de suas atribuições cartorárias, esse profissional está apto a desempenhar todos os trabalhos que cabem às demais carreiras policiais.

Para seguir a carreira de escrivão de polícia, é necessário prestar concurso público. Na maioria das Polícias Judiciárias brasileiras, o candidato deve se submeter à prova de conhecimentos em língua portuguesa, redação, direito penal, direito processual penal, direito constitucional, direito administrativo, direitos humanos e informática.

Sobre ASCOM ARSENAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top